Não era um cão como os outros. Era um cão rebelde, caprichoso, desobediente, mas um de nós, o nosso cão, ou mais que o nosso cão, um cão que não queria ser cão e era cão como nós.
Albert Einstein disse:
Learn from yesterday, live for today, hope for tomorrow.The important thing is not to stop questioning.
Ó D. António! cão de fina raça, Acho-te digno do meu nome, sim! Dando-te dom, concedo-te uma graça, Que El-Rei, teu Amo, não concede a mim... Aqueles riem, (deixa rir quem passa), Pudesse eu d´eles versejar, assim... Alma de cão, tu dobras-te à Desgraça, Como se dobra, aos ventos, o alfenim! Onde é que existe outra alma, como a tua? Tens a emoção das coisas, da paisagem, Ergues as patas a adorar a Lua! Tens ar, inteligência, coração! Por isso é que eu te presto uma homenagem: Tirar as luvas e apertar-te a mão!
António Nobre (1867-1900)
que horas são?
Á espera que cheguem...
Os meus donos vêm aí!
Que bom dona vamos à rua!
Hora da refeição!
Esta noite sonhei...
todos diferentes, todos iguais!
Cão
Cão passageiro, cão estrito, cão rasteiro cor de luva amarela, apara-lápis, fraldiqueiro, cão liquefeito, cão estafado, cão de gravata pendente, cão de orelhas engomadas, de remexido rabo ausente, cão ululante, cão coruscante, cão magro, tétrico, maldito, a desfazer-se num ganido, a refazer-se num latido, cão disparatado: cão aqui, cão além, e sempre cão. Cão marrado preso a um fio de cheiro, cão a esbugar o osso essencial do dia a dia, cão estouvado de alegria, cão formal da poesia, cão-soneto de ão-ão bem martelado, cão moído de pancada e condoído do dono, cão: esfera do sono, cão de pura invenção, cão pré-fabricado, cão-espelho, cão-cinzeiro, cão-botija, cão de olhos que afligem, cão-problema... Sai depressa, ó cão, deste poema!
Alexandre O´Neill (1924-1986)
Um cão e uma cadela Um cão e uma cadela fugiram da casa do dono. A cadela andava manca e o cão só tinha sono. Fugiram para muito longe cada qual para seu lado. A cadela sempre a mancar e o cão sempre ensonado. Chegados ao fim do Mundo resolveram regressar: A cadela lambeu as crias e o cão foi ressonar.
Sem comentários:
Enviar um comentário