09 janeiro 2010

Boa ideiA

Rastreio e Plano de Tratamento de Alergias em Animais de Companhia

Inserido no plano de trabalhos aprovado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia – Caracterização Alergológica para D. pteronyssinus e para D. glomerata de Populações Caninas das Regiões de Évora e de Lugo (Galiza) – encontramo-nos a realizar um rastreio de alergias e correspondente plano terapêutico em animais de companhia. Este plano resulta de uma parceria estabelecida entre a Universidade de Évora e o Hospital Veterinario Universitário Rof Codina – Universidade de Santiago de Compostela.

Os procedimentos de avaliação diagnóstica, de natureza clínica, incluindo os característicos testes cutâneos, serão GRATUITOS.

No âmbito do bem-estar animal, os animais de companhia vêm sendo, cada vez mais, sujeitos a observação clínica por patologias do foro imunoalergológico. Para além das manifestações digestivas e cutâneas decorrentes de alergia alimentar, é também frequente a dermatite pela picada de insectos, como as pulgas, um problema com elevada relevância clínica, e a rinoconjuntivite e dermatite invernal por sensibilização a ácaros do pó da casa ou de armazenamento e a fungos, e primaveril por sensibilização a pólenes.

Para o controlo das alergias associadas a aeroalergénios, como ácaros, pólenes e fungos, tem-se mostrado útil o recurso à imunoterapia específica, o mais direccionada possível. Para prosseguir esse objectivo torna-se extremamente útil o aprofundamento diagnóstico laboratorial, orientado com base nos aspectos clínicos de anamnese, sintomatologia e resultados dos testes cutâneos.

Assim, se o seu animal apresenta algum dos seguintes sintomas, será suspeito de atopia (predisposição para alergias) e poderá, com vantagens práticas para a saúde, ser incluído no estudo:

- Coça-se com frequência

- Esfrega partes do corpo (incluindo a face) em objectos

- Lambe frequentemente os membros, sobretudo nas extremidades

- Apresenta dermatite crónica ou que recidiva

- Apresenta otites crónicas ou recidivantes

Para tal, poderá contactar:

Luís Martins (email: lmlm@uevora.pt) – Departamento de Medicina Veterinária/ Hospital Veterinário da UÉ – Telef.: 266 760 809 / Mitra – ext.: 4531 / 4605

                 fotos de alergias













Parceiros no estudo:








Departamento de Medicina Veterinária

6 comentários:

Rute disse...

Olá,
Muito boa ideia :)
Beijocas

coisas disse...

então e os updates da evolução dos meus bebés??!!

Anónimo disse...

eu já levei a minha duzia

MAria tardIA disse...

Tia Anónima,

eu sei!!!! Os nossos só não foram porque a dona M estava de partida para o outro lado do mundo!!!!!!

Nota: não esquecer o champoo que prometeste. Eu também quero os nossos sem deixarem rastro eheheheheh

MAria tardIA disse...

coisas,

sabes é que não é fácil tratar de tudo...vais ver quando começares a ter aulas e a trabalhar...mas não há razão para receios eles, como aliás tens testemunhado no Skype, estão optimos e quando começarem a usar o champoo, ui...

MAria tardIA disse...

Olá Rute!!!

Como estão todos?
Saudades nossas.

4patas

Tantos...!


cães,dogs,кучета,hunde,कुत्तों,câini,hundar,psi,狗,chiens, الكلاب,honden,koirat,cani,犬,perros,собак,psy,hunder,개, σκύλους,...